Por Erika Yamauti
Bebida tradicional que simboliza o Japão, o sake é produzido a partir da fermentação do arroz e é a escolha oficial para qualquer brinde nas celebrações da cultura japonesa, no Japão e no mundo
Um brinde especial ao sake, a bebida dos deuses e da prosperidade, que desempenha um papel importante na vida e na cultura japonesa nos últimos dois mil anos. O sake é a bebida típica e tradicional do Japão, produzida a partir da fermentação do arroz, graças a um micro-organismo chamado Koji (Aspergillus Oryzae).
No Japão, o termo sake () refere-se a todos os tipos de bebida alcóolica, e a bebida que amamos é chamada de nihonshu (日本酒), quando produzida no Japão, possuindo teor alcoólico variável de 13 a 16%. Ela pode ser servida quente, gelada ou à temperatura ambiente e combina com todos os cardápios, da entrada à sobremesa.
Alguns tipos de sake
Os sakes são regulamentados pelo governo japonês de acordo com seu método principal de fermentação:
Junmai 純米 – significa “puro, verdadeiro”, produzido a partir de arroz, água e koji, ou seja, 100% do álcool presente na bebida é produto apenas da fermentação. Possui um sabor e aroma mais sólido, lembrando as particularidades naturais do arroz.
Honjozo 本醸造 – utiliza 70% do grão de arroz (no mínimo 30% é polido) e acrescenta álcool destilado na sua formulação, resultando em um sake mais leve e suave.
Ginjo 吟醸 – é um produto premium, que leva mais tempo para ser fabricado e resulta numa bebida aromática e intensa, utilizando 60% do grão de arroz (no mínimo 40% é polido) e fermentado em baixas temperaturas.
Daiginjo 大吟醸 – é um sake super premium, fermentado em temperaturas ainda mais baixas que o Ginjo, por até um ano, sob controle preciso e empregando arroz com polimento mínimo de 50%, originando um sabor ainda mais leve, sutil e frutado.
Existem muitos outros tipos, sendo mais consumido o futsushu (sake padrão), que corresponde a 67,2% do mercado. A qualidade dos ingredientes é essencial para o resultado final. As águas cristalinas e os tipos de arroz cultivados nas províncias do Japão possuem características diferentes, garantindo sabores regionais e únicos ao jizake (sake artesanal, produzido em pequena escala e especialidade da Nishiki).
As nossas indicações para hoje são os sabores delicados do URAKASUMI JUNMAI e o AMANOTO JUNMAI DAIGINJO , rótulos exclusivos da Nishiki. Reserve o seu clicando no link e escolha o seu preferido!

 

Fontes:
Nihonshu no Motoi – The Textbook for International Kikisake-shi
https://www.br.emb-japan.go.jp/cultura/saque.html
http://www.elitemagazine.com.br/saque-uma-bebida-dos-deuses/