Por Erika Yamauti

Você sabia que o Japão é um dos países que possui a maior malha ferroviária do mundo?

São mais de 30 mil km de linhas férreas, sendo que 20 mil km são administrados pela JR Group (Japan Railways Group), com mais de 7,5 bilhões de passageiros em 2014. Outro fato curioso é que dentre as 50 estações de trens mais utilizadas do mundo, 46 delas estão no Japão! 

Utilizando o trem, você consegue viajar pelo país todo (menos para Okinawa, que é uma ilha separada do arquipélago). Inclusive, existe um programa chamado “Japan Rail Pass”, que é um passe válido em todas as linhas operadas pela JR Group, para viagens ilimitadas no trem-bala (exceto linha Nozomi), no expresso limitado e trens da rede local. O programa existe desde 1872, quando foi inaugurado o primeiro trecho entre Tokyo e Yokohama, e hoje se estende por todo o território japonês.

Existem dois tipos de “Japan Rail Pass”: o green (classe superior) e o comum (classe turística), nas modalidades de 7, 14 e 21 dias. O benefício é oferecido aos turistas estrangeiros que visitam o Japão e aos cidadãos japoneses residentes no exterior por mais de 10 anos, que possuam visto permanente (RNE) ou dupla nacionalidade. É necessário adquirir o passe aqui no Brasil através de uma agência de turismo, antes do embarque. É uma ótima dica para curtir ainda mais sua viagem ao Japão!

E não deixe de visitar a província de Niigata, uma das principais produtoras de jizake do país, caso do KOSHINO IPONZIME HONJOZO (clique aqui), do kura Ofuku Shuzou. Existe inclusive um passeio de trem exclusivo para os sake lovers. A rota Koshino Shu*Kura (越乃 Shu*Kura) celebra os produtos originais de Niigata, oferecendo uma viagem temática do sake, repleta de curiosidades, degustação e cenários encantadores. Shu (酒) significa sake, e kura (蔵), armazém.

O trem foi decorado para lembrar uma antiga fábrica de sake, e os passageiros podem provar diferentes tipos da bebida, de diversos produtores, além de provar comidas como bentô (弁当 - marmita tradicional japonesa) ou ainda um sorvete típico da província, o Yukimuro gelato (雪室ジェラート), que harmoniza perfeitamente com jizake, a exemplo do DASSAI JUNMAI DAIGINJO 45 (clique aqui).

Durante o passeio, é possível comprar lembrancinhas a bordo, tirar fotos de recordação e apreciar apresentações de jazz ao vivo, além de curtir uma vista deslumbrante! Marque essa dica e não deixe de conhecer na sua próxima visita ao Japão!

Fontes: 

https://en.wikipedia.org/wiki/Rail_transport_in_Japan
https://his-brasil.com.br/japan-rail-pass-2/
http://japanrailpass.com.br/informacoes.html
https://japanrailtimes.japanrailcafe.com.sg/web/article/rail-travel/koshino-shukura
https://japanrailandtravel.com/trains/jr-east/koshino-shukura/