Por Erika Yamauti

 

Santuário Meiji, um dos templos mais conhecidos do Japão, mantém a tradição dos kazaridaru

 

Um local para estar mais próximo aos deuses. Quando você estiver em Tokyo, recomendamos visitar o Santuário Meiji (明治神宮, Meiji Jingū), dedicado ao imperador Meiji e à imperatriz Shoken. Localizado em Shibuya, é um dos pontos turísticos mais famosos do Japão, e acaba de completar 100 anos em 2020.

 

O santuário fica ao lado do Yoyogi Park, bem perto de Harajuku, e logo na entrada, o visitante se depara com uma longa fileira de barris coloridos de saquê, como esses da foto. São os kazaridaru (飾り樽), que normalmente estampam o nome, a província e a cidade do produtor. Em japonês, “Kazari” significa decoração, e “daru”, barril.  

 

Na verdade, os barris estão vazios fisicamente, mas espiritualmente, permanecem repletos de muito significado, pois no Japão, o sake é uma maneira simbólica de unir os deuses e os seres humanos. Antigamente, os japoneses costumavam ir aos templos para participar dos festivais xintoístas e bebiam para se sentirem felizes e mais próximos aos deuses.

 

Os tempos mudaram, mas as tradições antigas se renovam. Os kuras (produtores de jizake) mantém uma relação próxima com os templos, que realizam cerimônias para pedir fartura na colheita e prosperidade aos produtores. Em agradecimento, os kuras enviam doações de jizake para cerimônias e festivais, especialmente na primavera e no outono. Esse sake utilizado exclusivamente nos rituais religiosos é conhecido como o-miki (御神酒) ou miki (神酒).

 

Os templos menores recorrem aos kuras locais para se abastecerem, mas os mais famosos do Japão, que são o Meiji Jingu, e o Ise Jingu, na província de Mie, recebem doações dos mais de 1800 kuras do país, demandando um comitê local só para organizar essa logística!

 

É interessante observar que os produtores enviam exatamente a quantidade solicitada pelos sacerdotes, nem mais, nem menos, para evitar o desperdício. Por isso a doação costuma ser entregue em embalagens normais. Como os barris comportam até 72 litros de bebida, muitas vezes são entregues vazios, pois o que importa mesmo é o sentimento de gratidão e reverência do produtor. 

 

Anote essa dica de visita e escolha com quem você vai tomar um jizake!

 

Fontes:
Site oficial do Meiji Jingu

https://www.meijijingu.or.jp/en/
https://www.japantimes.co.jp/news/2007/10/16/reference/sake-barrels-at-shrines/
https://www.touristinjapan.com/meiji-shrine/
https://www.japan.travel/pt/spot/1666/