Por Erika Yamauti
O sake tem uma história de mais de dois mil anos e simboliza o Japão tradicional. Atualmente, a bebida tem registrado recordes de exportação e é cada vez mais consumida no mundo todo, inclusive no Brasil.
Uma bebida especial para a alma do povo japonês, que representa a ligação com os deuses e a prosperidade. O sake é a bebida tradicional do Japão, produzida a partir da fermentação do arroz, graças a um micro-organismo chamado Koji (Aspergillus Oryzae).
Os primeiros registros apontam que o sake começou a ser produzido na China por volta do ano 500 a.C, e quando o cultivo de arroz começou no Japão, no século III a.C, o grão tornou-se a base da alimentação do povo japonês.
De início, o sake era consumido como alimento, e há cerca de mil anos transformou-se em uma bebida, devido aos avanços nos métodos de fabricação, com filtragem e novas tecnologias. Inicialmente, só era produzido nos templos e palácios, sendo consumido pelos nobres. Por muitos séculos, foi a única bebida alcóolica existente no país.
No período Edo (103-1867), o consumo de sake se espalhou pelo Japão, e com a abertura dos portos na era Meiji (1868-1912), o mercado registrou uma forte alta. O número de produtores subiu rapidamente para 30 mil. Algumas produtoras pioneiras existem até hoje, como as mundialmente conhecidas Hakushika (1662) e Gekkeikan (1637).
O hábito de comemorar vitórias e sucessos com sake teria começado com o xogum Tokugawa letsuna (1651-1680). Ele liderava uma batalha praticamente perdida com seu exército. Como contava com menos homens e poucas armas, decidiu oferecer todo o seu estoque de sake aos guerreiros, como uma última celebração da vida, perante a morte quase certa. Agradecidos, os samurais ficaram motivados pelo gesto grandioso do xogum e acabaram vencendo uma batalha impossível. Assim, celebrar com sake tornou-se um símbolo de superação e sucesso.
Até hoje, essa é a escolha oficial para qualquer brinde nas celebrações japonesas, como casamentos, eventos, inaugurações e comemorações. Além de simbolizar a união e a amizade entre as pessoas, a bebida também lembra a nossa união com os deuses, através dos rituais xintoístas de agradecimento pelo plantio, pela colheita e pelas chuvas.
Mercado mundial
Existem atualmente cerca de 1.800 fabricantes de sake no Japão, produzindo em média 40 mil rótulos. Na França, 50% do consumo de bebidas alcóolicas é de vinhos franceses, mas no Japão, apenas 7% do consumo nacional é de sake. Por outro lado, a curiosidade sobre o jizake está crescendo no exterior, num movimento que celebra as raízes e as tradições dos kuras (produtores artesanais).
Um fato interessante é que a exportação da bebida praticamente triplicou no período entre 2005 a 2017, graças a um esforço conjunto das produtoras e do governo japonês, que promovem o sake em ações turísticas, campanhas de mídia e iniciativas governamentais. Também estão sendo criadas associações nacionais e internacionais para estudar e divulgar o sake, agregando mais conhecimentos sobre a bebida.
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Kampai!

 

Fontes:
Nihonshu no Motoi – The Textbook for International Kikisake-shi
https://www.br.emb-japan.go.jp/cultura/saque.html
http://www.elitemagazine.com.br/saque-uma-bebida-dos-deuses/